Podcasts – O que é e como utilizá-los

Uma das grandes ferramentas que podemos utilizar para o aprendizado de Inglês é o PODCAST.

Mas o que vem a ser o podcast? É algo como uma rádio virtual, só que focada à um assunto específico. Por exemplo, existe o podcast do site ESLPOD.com. Lá você encontrará diversos arquivos de áudio (MP3) sobre diversos assuntos da cultura americana, tudo em inglês.

Num próximo post falarei mais aprofundadamente sobre podcasts específicos, a idéia deste post é falar sobre a tecnologia em si.

Então a idéia é baixar o arquivo MP3, colocar em seu MP3 Player, ou no micro, ou gravar em cd e ouvir no carro etc. e ir treinando a linguagem.

Existem programas agregadores de podcasts nos quais você indicará quais podcasts você visita e então cada vez que ouver um novo episódio, automaticamente o programa baixará o arquivo e enviará uma mensagem para que você saiba que um novo episódio foi disponibilizado.

Aí do lado, nos links, você pode encontrar videocasts (a idéia é a mesma só que com vídeos) e podcasts que frequento (não todos, incluirei mais depois) mas em uma simples pesquisa pela internet você pode encontrar podcasts sobre os mais variados gêneros, então procure sobre assuntos que você gosta: culinária, cinema, arquitetura, história etc. Não fique preso somente nos podcasts para estudantes de inglês, embora seja um pouco difícil no começo, programas sobre outros temas, embora não possuam o cuidado de falar pausadamente e explicar termos, são extremamente proveitosos tanto no aumento de conhecimento cultural quanto de vocabulário.

Como programas agregadores eu recomendo o iTunes e o ZiePod.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: